Label

Category 4

Category 5

Sponsor

About Us

Advertise Space

Recent Posts

Featured Post

Ads Place 970 X 90

Contact

Nombre

Correo electrónico *

Mensaje *

Slider Area 2

Slider Area 1

Categories

Category 2

Recent

Category 7

Category 8

Join the Club

Category 9

Category 1

Category 10

Social Buttons

Slider Area 3

Popular

Respirar pela boca prejudica saúde bucal

Advertisemen
Respirar pela boca é um hábito que pode ser adquirido desde a infância. O problema é que não usar o nariz para inspirar e expirar pode comprometer a saúde oral e geral de uma pessoa. Além do desenvolvimento anormal da face e da arcada dentária, sorriso gengival, dentes tortos e gengivite, estudos indicam que oxigenar o cérebro com o ar que entra pela boca pode prejudicar a capacidade de atenção e o rendimento escolar.

“O tratamento para a respiração bucal melhora significativamente a qualidade de vida do paciente e seu comportamento, sua autoestima, seu nível de energia e até mesmo o desempenho escolar”, diz o doutor Luciano da Silva Carvalho, da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas).




Segundo Carvalho, o crescimento ideal do rosto das crianças é bastante influenciado por uma boa respiração nasal. “Quando o problema não é tratado desde o início, o rosto pode crescer fino e alongado”, relata.

As causas da respiração bucal variam – carne esponjosa nas narinas, desvio de septo, alergias, sinusite, rinite, má formação do nariz e da boca. Porém existem alguns maus hábitos, como a chupeta e mamadeira, que favorecem a tendência de respirar pela boca. Por outro lado, a amamentação incentiva que o bebê feche a boca para sugar o leite e respire pelo nariz.

Para fazer o diagnóstico correto, o recomendado é trabalhar com um time de especialistas – o otorrinolaringologista, o odontopediatra e o fonoaudiólogo. Na opinião de Carvalho, os pais devem prestar atenção na reincidência de doenças respiratórias que acometem seus filhos e na forma como estão respirando, principalmente durante o sono. “É importante reparar se a criança tem alguma dificuldade em permanecer com os lábios fechados, se emite sons pelo nariz enquanto dorme, ou, ainda, se dorme com a boquinha aberta”, indica.

É bom ficar alerta para as crises respiratórias que se acentuam nesta época do ano, por conta da variação de temperatura e tempo seco. “Caso as crises respiratórias sejam muito frequentes, é necessário um acompanhamento mais cuidadoso tanto por parte de um médico, quanto de um cirurgião-dentista (ortodontista), já que isto poderá comprometer o desenvolvimento de importantes estruturas ósseas da face e das arcadas dentárias”, afirma o especialista.

Fuente: Terra Brasil

Advertisemen

Disclaimer: Gambar, artikel ataupun video yang ada di web ini terkadang berasal dari berbagai sumber media lain. Hak Cipta sepenuhnya dipegang oleh sumber tersebut. Jika ada masalah terkait hal ini, Anda dapat menghubungi kami disini.
Related Posts
Disqus Comments
© Copyright 2017 Mapa Odontológico - All Rights Reserved - Created By BLAGIOKE Diberdayakan oleh Blogger