Label

Category 4

Category 5

Sponsor

About Us

Advertise Space

Recent Posts

Featured Post

Ads Place 970 X 90

Contact

Nombre

Correo electrónico *

Mensaje *

Slider Area 2

Slider Area 1

Categories

Category 2

Recent

Category 7

Category 8

Join the Club

Category 9

Category 1

Category 10

Social Buttons

Slider Area 3

Popular

Estudo avalia incidência de perdas dentárias e implantares

Advertisemen
Análise crítica do artigo originalmente publicado no Journal of Oral Rehabilitation.

A cada edição da revista PerioNews, a equipe do Prof. Antonio Wilson Sallum promove a análise crítica de alguns dos artigos científicos de maior destaque publicados em periódicos de circulação internacional. Este é um deles. Confira!

Tomasi C, Wennström JL, Berglundh T. Longevity of teeth and implants - a systematic review. J Oral Reh 2008;35(Suppl. 1):23-32.




Por que é interessante: o objetivo dessa revisão sistemática foi descrever a incidência de perdas de dentes e implantes relatados em estudos prospectivos longitudinais com acompanhamento a longo prazo.

Desenho experimental: foram considerados para a revisão, estudos relatando a sobrevida de dentes e implantes com período de acompanhamento de no mínimo dez anos. A pesquisa foi realizada no Medline (PubMed), além de outros jornais de relevância. Foram selecionados 11 estudos para avaliação da incidência de perda dentária e nove para avaliação da incidência de implantes perdidos.

Os achados: a incidência de perda dentária entre os indivíduos com período de acompanhamento de dez a 20 anos variou de 1,3% a 5% na maioria dos estudos. A porcentagem de implantes relatados como perdidos durante o período de acompanhamento variou entre 1% e 18%. Em pacientes clinicamente bem mantidos, a taxa de perda dentária foi menor do que em implantes e a mudanças no nível ósseo foi pequena tanto em dentes (0,2 a 0,8 mm) quanto em implantes (0,7 a 1,3 mm) nos pacientes bem controlados.

Comentários: devido à heterogeneidade dos dados entre os estudos avaliados, é difícil realizar uma comparação da longevidade entre dentes e implantes. No entanto, pode-se observar que os pacientes bem controlados apresentam menores perdas dentárias e implantares, quando comparados a pacientes que não são submetidos a um programa de manutenção.

Unitermos: Implants; Longevity; Teeth; Prospective study.

Revisado por: Viviene Santana Barbosa. Mestranda em Periodontia - FOP-Unicamp.

Fuente: INPN

Advertisemen

Disclaimer: Gambar, artikel ataupun video yang ada di web ini terkadang berasal dari berbagai sumber media lain. Hak Cipta sepenuhnya dipegang oleh sumber tersebut. Jika ada masalah terkait hal ini, Anda dapat menghubungi kami disini.
Related Posts
Disqus Comments
© Copyright 2017 Mapa Odontológico - All Rights Reserved - Created By BLAGIOKE Diberdayakan oleh Blogger